Embora não haja lei federal que institua a data, o Dia do Músico é celebrado em 22 de novembro como forma de homenagear Santa Cecília, padroeira desses profissionais. Segundo a tradição católica, a Santa - que viveu em Roma durante o século III - desde muito nova decidiu ser casta e viver sobre os mandamentos da vida religiosa. Porém, indiferente às vontades de Cecília, seu pai a obrigou a casar com um homem chamado Valeriano. Sem ter como recusar o destino, a única saída para a moça foi convencer o marido a continuar em sua condição de virgem consagrada a Deus, o qual não apenas acatou ao pedido da jovem como também se converteu a sua religião.
Porém, conforme o costume católico, para convencer o marido Cecília cantou para ele a beleza da castidade. Além disso, durante as celebrações que promovia a Deus, ela sempre encantava a todos com suas melodias. É neste sentido que se encontra a espiritualidade, pois se diz que a canção é o caminho que leva o músico a falar com o Senhor.
Dia Internacional da Música - No Brasil, o Dia da Música é celebrado na mesma data em que o Dia do Músico. Porém, a combinação rítmica de melodias extravasa fronteiras e no mundo é comemorada no dia 1º de outubro. Tal escolha se deu porque em 1975 o renomado violinista Yehudi Menuhin (na época presidente do Conselho Internacional da Música) propôs a homenagem como forma de promover a arte musical e de colocar em prática os ideais da Unesco de paz e amizade entre os povos.
Que legal! E 22 de novembro também é aniversário de lançamento do Álbum Branco, dos Beatles, certo?! Coincidência?! :)
ResponderExcluir