quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Primeira formação do Cicatrizes se reencontra na Sona

28 anos depois da composição de Cantigas de um velho, trio que deu origem ao grupo Cicatrizes grava ensaio na Sona

No final de julho, Mirtes Mirtes Fachin, que atualmente vive em Florianópolis, esteve em Flores da Cunha para visitar as amigas Luciana e Juliana Ferrarini. Na casa da Lu rolou o primeiro ensaio. “Quando a Mirthes chegou, tocamos como se o tempo não tivesse passado”, descreve Luciana. A Mirtes trouxe as duas pra conhecerem o estúdio e surgiu a ideia de registrar esse ensaio. Na produtora, o trio reviveu e relembrou momentos.


Passagem para 1983
Três passageiras se reencontram e rumam para a ferrovia cujo endereço só elas conhecem. Parecia que o trem não passaria. Mas um apito distante anunciou a aproximação. O roteiro era uma viagem pelo tempo. O destino: 1983. A passagem: a saudade. Mirtes Fachin e as irmãs gêmeas Luciana e Juliana Ferrarini revisitaram-se aos 17 anos. Na época, uma ferida começava a se transformar numa bela cicatriz, que hoje, volta e meia, ainda lateja.

A vivência com o pai somada aos fatos da vida e à poesia inspiraram Mirtes a escrever letra e música de Cantigas de um velho. Ela conta que, às vezes, chega a acreditar que uma força maior incorporava e escrevia por ela. “De onde vem? Pra onde vai? Com a idade que eu tinha!? Eu não sei...”, revive.



A música foi interpretada pelo grupo Cicatrizes na 9ª Vindima da Canção. O festival tinha força incomum. A participação do público era intensa. Para os músicos de todo o Estado, mas principalmente para os da cidade serrana, o festival era a grande motivação para compor. A interpretação que o trio deu a Cantigas de um velho levou a premiação de Compositor Revelação. O álbum, fruto daquela Vindima, não foi gravado.

28 anos depois, a canção ganhou registro na Sona Produtora. A ideia de produzir a representação de um ensaio, inclusive em sua forma de captação, foi baseada na audição de fitas K7, que o grupo gravava nos ensaios na década de 1980 e que estão na produtora para restauração. A captação do áudio foi realizada com mínima produção e sem edição.


Cicatrizes - Cantigas de um Velho by sona-produtora-de-som

O trem devolveu-as ao ponto de partida. Elas estão prontas para a próxima viagem. A música é uma bagagem que se carrega sempre, presente na memória, basta o trem passar. E só elas sabem a que horas passa esse trem...

Texto: Shamila Carpeggiani

Nenhum comentário:

Postar um comentário